sábado, 6 de maio de 2006

Clima é oportunidade para Portugal

Daniel Bessa, economista, Presidente da Escola de Gestão do Porto e ex-Ministro da Economia afirmou numa conferência realizada no ISEG, em Lisboa, que "Portugal oferece ainda muitas oportunidades de investimento". "O clima ameno é uma enorme vantagem competitiva", na opinião de Daniel Bessa que afirma, no entanto, que "o problema é que escassearam empresas para aproveitar as oportunidades de modernização" do país.

A revista Leilões & Negócios (Maio 2006) publicou as principais conclusões da referida conferência. Segundo esta publicação, e em relação a este assunto, Bessa disse na conferência que em Portugal, ao nível do aproveitamento da amenidade climática "é possível uma expansão enormíssima". Daniel Bessa refere-se à "segunda habitação para estrangeiros".

No entanto, para Daniel Bessa, citado pela Leilões & Negócios, "faltam as empresas". Ou seja, há falta de agentes capazes de aproveitar esta vantagem!

Também a revista Actualidade Economia Ibérica (Abril 2006), num artigo publicado por Susana Marques dá relevo a este assunto. "O mercado de condomínios de luxo, nas cidades, e solares e quintas, no campo está a gerar cada vez mais interesse".

De acordo com a opinião de Susana Marques, "os construtores e agentes imobiliários acreditam no potencial deste segmento em Portugal, principalmente junto dos consumidores estrangeiros".

No mesmo artigo, a autora compara a realidade portuguesa com a espanhola e escreve "em Espanha já se vendem 200 mil casas por ano a estrangeiros, quase a totalidade do mercado de habitação português. Por cá estamos só no começo..."

Susana Marques destaca que "a venda de casas a estrangeiros é ainda um mercado virgem em Portugal".

1 comentário:

Anónimo disse...

Daniel Bessa não poderia exclamar uma frase mais acertada: "O nosso Clima é fantástico, especialmente na Zona Sul (No Algarve), o que constitui sem sombra de dúvidas, uma enorme vantagem competitiva". Eu não poderia estar mais de acordo com ele, quando este diz que o problema recai sobre o facto de haver um número escasso de empresas que podem investir na Modernização das Tecnologias do nosso País. Temos de aproveitar, tal como "nuestros hermanos" a oportunidade emergente de "angariar" potenciais consumidores dentro deste Segmento de Habitações de Luxo.

Não concordo totalmente com o facto de Susana Marques destacar que: " A venda de casas a estrangeiros é ainda um mercado virgem em Portugal ", pois conheço inúmeros casos de estrangeiros que adquirem habitações em Portugal, quer na Praia ou na Serra da Estrela. No entanto, ela poderá querer dizer que não são tantos, quantos eram desejados.
Boa Semana.