segunda-feira, 15 de maio de 2006

O Processo de Internacionalização (The Internationalisation Process)

Carlos Adegas, Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG, num artigo publicado na Revista Portuguesa de Marketing (nº12, 2002), "procura sistematizar algumas ideias referentes ao processo de internacionalização, começando por delimitar o conceito em si, para depois expor a forma como o processo pode ser despoletado (motivações e objectivos visados) bem como os entraves que a sua implementação pode encontrar".

"This article aims to summarize some reflections concerning the internationalisation process. Starting with concept delimitation, it proceeds with the study of how the process can arise, its major drivers, goals aimed, and the obstacles to its implementation".

Recomendo a leitura deste artigo por forma a inteirar-se essencialmente acerca do Processo de Internacionalização das empresas, da estratégia produto/mercado, motivações à internacionalização, agentes impulsores, objectivos na internacionalização e barreiras à internacionalização.

1 comentário:

Anónimo disse...

A Internacionalização é neste momento a solução mais viavél para a transformação mais imediata da nossa Economia. Nas Coordenadas de Marketing, foi apresentado o Caso da Internacionalização do Sport Lisboa e Benfica, pelo seu Director de Marketing, Miguel Bento. Achei muito interessante a forma como o Benfica tem organizado o seu Processo de Internacionalização, através da criação de Escolas do Benfica e Casa em Países onde residem um consideravél número de Emigrantes.
Este seu processo de Inetrnacionalização tem corrido às mil maravilhas e deste e de outros casos que aqui expôe poderei tirar conclusões válidas para o meu Dia-a-Dia nas Empresas com que lido. Grata por esta partilha!

Patrícia Caiano