quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Ranking de empresas exportadoras

No JN, edição de 3 de Setembro de 06, é apresentado o ranking de exportadores, posições correspondentes ao 1º trimestre deste ano.

São 20 as empresas que asseguram 30% das exportações portuguesas, sendo que o sector automóvel representa 35% no total das vendas nacionais ao estrangeiro.

De referir que entre as 20 maiores empresas exportadoras, 75% têm capital estrangeiro.

Petrogal (Portugal)
Infineon Tecnologia (vários)
AutoEuropa (Alemanha)
Opel Azambuja (Alemanha)
Repsol (Espanha)
Soporcel (Portugal)
Blaupunkt (Alemanha)
Peugeot Citroen (França)
Portucel (Portugal)
10º Continental Mabor (Alemanha)
11º Hydro Aluminium (Noruega)
12º Delphi Automotive System (EUA)
13º Comp. Aveirense Ind. (Portugal)
14º Somincor (Canadá)
15º Visteon Portuguesa (EUA)
16º Philip Morris/Tabaqueira (EUA)
17º Amorim & Irmãos (Portugal)
18º Dow Europa (EUA)
19º Vulcano (Alemanha)
20º Siderurgia Nacional (Espanha)

Fonte: JN/INE

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Investimentos em Angola

A "exportar", revista de comércio internacional, na sua última edição (Julho/Agosto 06) destaca o facto de "as empresas portuguesas apostarem em força em Angola... As exportações dispararam e a carteira de investimentos também. Mil milhões é o número mágico nas relações económicas Portugal-Angola".

São 3 os sectores de actividade que concentram maiores investimentos:
  1. Construção e obras públicas;
  2. Saúde;
  3. Mobiliário.
Podemos, desde já, referir algumas das empresas portuguesas que se evideciam, neste momento, em Angola, país onde tencionam investir ainda mais nos próximos anos.
Sites com interesse:

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

DIPLOMATIE

A revista "DIPLOMATIE, affaires stratégiques et relations internationales", edição francesa bimestral, incorpora na sua linha editorial artigos sobre Economia, Tecnologia, Diplomacia, Defesa e Segurança Internacional.

Apesar do seu conteúdo se centrar mais em torno de questões ligadas à Diplomacia e à Estratégia, Defesa e Segurança Internacional, em todas as suas edições é possível ler artigos interessantes sobre Economia Internacional.

Uma vantagem adicional sobre a edição em papel da DIPLOMATIE é a edição da mesma em CD ou DVD. Esta opção permite guardar em formato electrónico os números da revista. Para quem desejar adquirir edições anteriores, basta solicitar o envio das mesmas, em CD ou DVD. Num CD, a DIPLOMATIE disponibiliza o conteúdo de um número da revista, e em DVD o conteúdo de vários números.

A partir de hoje passa a constar um link para a DIPLOMATIE no campo Revistas e Jornais deste blog.

Se quiser entrar de imediato na DIPLOMATIE para saber mais, clique aqui.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

WB - World Business

Estamos praticamente no início de um novo ano lectivo.

A disciplina de Economia Internacional não tem alunos matriculados, uma vez que os alunos frequentaram com aproveitamento a disciplina no ano lectivo anterior, no 1º ano. Segundo o formato Bolonha, a disciplina faz agora parte do 2º ano e, nesse sentido, os alunos do 2º ano não necessitam de frequentar novamente esta disciplina, agora denominada Economia e Negócios Internacionais.

No entanto, a inserção de artigos neste blog manter-se-á com alguma regularidade; os internautas que nos visitam são provenientes, não só do IPAM, mas de outras instituições de ensino superior e de várias partes do globo, apesar do objectivo do blog ser essencialmente de apoio aos alunos que frequentam a disciplina de Economia Internacional na Escola Superior de Matosinhos.

Quero aqui também agradecer as visitas efectuadas a este blog e os comentários enviados para publicação até ao momento.

Sobre Economia e Negócios Internacionais foi recentemente publicada a versão portuguesa da revista WB - World Business, uma publicação em associação com INSEAD - The Business School for the World.

Para mais informações, clique aqui.

Versão Portuguesa