quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comunicação Internacional e Cultura

Os alunos da Unidade Curricular de Marketing Internacional, leccionada pelo autor deste blog, na Licenciatura em Comunicação Empresarial do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) na cidade de Coimbra, assistiram hoje via videoconferência online, a uma apresentação de Carlos Viana, co-autor da obra "Marketing Internacional", publicada pelas Edições Sílabo, obra de referência em Portugal sobre esta temática.

Carlos Viana abordou a problemática da comunicação internacional dando ênfase à vertente cultural. Trata-se de um tema que é desenvolvido no Capítulo 4 da sua obra . Em 2009 foi publicada a 2ª edição revista e actualizada.

Na apresentação que hoje teve lugar, Carlos Viana frisou a importância do conhecimento das características culturais de vários povos sempre que está em causa o início ou o aprofundamento de um processo de internacionalização. Variáveis como os comportamentos, valores, atitudes, a língua, a linguagem não-verbal, entre outras merecem particular atenção.

Como referiu Carlos Viana no início da sua apresentação, hoje nos mercados internacionais também o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é fundamental. Por isso, videoconferências online como aquelas que o Skype proporciona criam condições para a comunicação eficaz à distância.

Sem comentários: