domingo, 23 de abril de 2006

Blaupunkt Portugal vale muito

O Semanário Económico anuncia que a Fábrica de Braga da Blaupunkt vai começar a produzir sistemas de navegação jé em 2007.
A Blaupunkt Portugal, segundo o SE, vale 31% do volume de negócios do grupo. Esta subsidiária do grupo obteve no ano passado um volume de negócios de 456 milhões de euros. As duas unidades de produção situadas em Braga e em Vila Real são as que empregam mais pessoal em todo o mundo e tiveram o melhor ano da sua história. Só a unidade de Braga fabricou, em 2005, mais de 5 milhões de auto-rádios.
Ainda, segundo o SE, a marca alemã faz parte das dez empresas que mais exportam no nosso país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Rui Moura da Silva - IPAM Nocturno

É sempre bom saber que existem empresas multinacionais que continuam a apostar em Portugal. Sente-se porém que estes casos encontram-se a diminuir, tendo em conta a concorrência dos novos estados membros da UE,(e não só) principalmente no que diz respeito ao custo de mão-de-obra.
A "deslocalização" das empresas em Portugal, aproveitando-se dos apoios dados outrora pelo estado Português, terá a breve trecho consequências sociais terriveis, quer para os trabalhadores, quer para o estado Portugês.
Esperemos que este exemplo não seja o "Oasis do deserto" que se afigura.

Anónimo disse...

Apraz-me muito saber através desta notícia e ao mesmo tempo surpreende-me pela positiva que ainda persistam Empresas de Elevado Valor e Reconhecimento tanto no Mercado Nacional como Internacional, que acreditam no bom que se produz em Portugal. Como é do conhecimento geral, a Concorrência é desmedida e os Países mais Desenvolvidos podem oferecer um custo de mão-de-obra bastante inferior, que por si só, constitui uma forma de diferenciação nos negócios em geral. Porém, como se diz: " O barato sai caro! " e nesta ânsia pelo corte dos custos fixos, acaba por se perder muita Qualidade na manufactura dos produtos, aspecto importantíssimo nos Dias de Hoje face aos Consumidores cada vez mais exigentes. Temos de acreditar mais na Marca Portugal, nos produtos que fabricamos e nós próprios comprarmos o que é NACIONAL. Como se diz na massa e bem: "O que é Nacional, é Bom!". Se todos comungarmos nestes princípios podemos proliferar aqui e apostar na nossa Internacionalização pela acreditação nos nossos produtos e serviços.