segunda-feira, 10 de abril de 2006

"Globalização: O fim de uma era?"

Susana Silva, doutoranda na University College Dublin, na Irlanda, afirma num artigo publicado na Marketeer que "o fenómeno da globalização começa a apresentar os primeiros sinais de enfraquecimento, e tudo indica que o nacionalismo se tornará na tendência dominante num futuro próximo. A falência do modelo económico subjacente à globalização é, na opinião de muitos economistas, manifesta no aumento do diferencial de riqueza entre ricos e pobres verificado no último século".

3 comentários:

Anónimo disse...

Qum diria, há pouco tempo atrás, que isto se iria passar? A globalização parecia tão óbvia como perfeita!.. Mas fico contente por saber que o nacionalismo vem aí. É bom o orgulho e a aposta no nosso país - Portugal!

Manuel A. Ribeiro disse...

Li recentemente o liro «Globalização e Deenvolvimento» (Editorial Presença) sobre esta problemática. Aí se apontam os malefícios e os benefícios do mercado globalizado. Pessoalmente estou muito sensível ao facto de a abertura dos mercados não estar a traduzir-se numa melhor redistribuição da riqueza. Pelo contrário, faz aumentar as disparidades entre países e no interior de cada país. O processo rápido de fusão de empresas ou daquelas que são «comidas» pelas maiores aumenta o riso de comportamentos anticoncorrenciais. Mas mais grave do que iso é o facto de as multinacionais tornarem os governos subalternos das forças dominantes do mercado.

Manuel António

Hugo Fonseca disse...

Após a visualização de um documentário fiquei algo sensível a esta questão, a globalização!
é uma teoria da conspiração, é!
mas parece muito verdadeira e convincente o que eles apresentam!
deixo aqui o link para visualizarem a quem suscitar a dúvida.
http://video.google.com/videoplay?docid=-594683847743189197#
ps:o documentário é todo interessante mas a parte que quero focalizar está por volta do minuto 43.